Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

A Frente Indígena solicita providências sobre as mortes de Crianças Yanomami em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

quinta-feira, 14 de outubro de 2021 / Categorias: Mineração, Povos indígenas, Povos indígenas do Estado de Roraima, Terras indígenas

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI), tomou conhecimento da denúncia divulgada pela Hutukara Associação Yanomami, acerca do ocorrido com duas crianças de 5 e 7 anos, próximo de maquinários uilizados no garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami. O fato ocorreu na terça-feira (12) no rio Parima, na comunidade Makuxi Yano, em Roraima.O corpo da criança  de 5 anos já foi localizado, enquanto da outra, segue desaparecido. 

A Deputada Joenia Wapichana, Coordenadora da Frente Indígena, oficializou as autoridades sobre a denúncia divulgada, solicitando providências urgentes e necessárias que o caso requer.  Recentemente, a deputada Joenia esteve reunida com a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, e relatou a grave situação do Povo Yanomami, em especial das mulheres e crianças indígenas, decorrente aos impactos do garimpo ilegal na TI Yanomami. 

A Terra Yanomami possui quase 10 milhões de hectares e fica entre os estados de Roraima e Amazonas, chegando a ocupar parte da Venezuela. Nos últimos anos a busca pela exploração mineral aumentou na região, causando conflitos armados, destruição das florestas e ameaçando a saúde e a segurança do povo Yanomami.

A FPMDDPI denuncia que a invasão criminosa dos garimpeiros contamina as águas e destrói as florestas que são protegidas com tanto esforço pelos povos originários e presta solidariedade às famílias, ao povo Yanomami e pede que os responsáveis por essas mortes sejam punidos devidamente.

Chega de tanta violência contra os povos indígenas!

Tags: