Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Comitê Interinstitucional será criado para acompanhar ações de enfrentamento à Covid-19 em Roraima

terça-feira, 14 de julho de 2020 / Categorias: Covid-19

Para acompanhar ações de enfrentamento à Covid-19 entre os povos indígenas de Roraima, foi aprovada na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, a criação de um Comitê Interinstitucional. A reunião virtual ocorreu nesta segunda-feira, 13, com a participação de lideranças, organizações indígenas, entidades sociais, indigenistas e instituições públicas, além de parlamentares e demais membros da Frente.

A composição e funcionamento do Comitê serão discutidos em reunião específica ainda a ser marcada e deverá contar com a participação, essencial, das organizações indígenas e órgãos públicos. A Defensoria Pública do Estado já manifestou interesse de fazer parte do Comitê.

A reunião contou com a participação das lideranças indígenas Wai Wai e da Terra Indígena Raposa Serra do Sol que apresentaram suas preocupações com o grave aumento de contaminação nas comunidades indígenas, atendimento insuficiente, principalmente na área da saúde, assim como os impactos que a pandemia tem causado aos povos indígenas. Lideranças Wai-Wai reforçaram o pedido de sepultamento dos indígenas, vítimas de Covid-19, em seus territórios, conforme casos já acompanhados pelo Ministério Público Federal (MPF). Da mesma forma o caso das crianças Yanomami.

Também foram aprovadas propostas, tais como: transparência na aquisição e uso dos equipamentos; disponibilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para professores, pais e alunos; divulgação com frequência da aquisição de medicamentos e testes aos pólos base de saúde, bem como os casos confirmados e óbitos entre os indígenas; o fortalecimento e valorização da medicina tradicional; reforço nas estruturas de apoio às equipes, aos Pólos-base e postos de saúde; dentre outras propostas.

Sobre a distribuição de cloroquina aos Distritos Especiais Indígenas do Leste e Yanomami, a Frente Parlamentar Indígena irá encaminhar requerimento reforçando a apuração. O caso já está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal, que abriu procedimento de investigação.

“Essa é a nossa intenção de priorizar a vida, facilitar esse diálogo e construir em conjunto soluções para o enfrentamento da Covid-19 entre os povos indígenas”, reforçou a Deputada Joenia Wapichana, coordenadora da Frente.

Fonte: Frente Parlamentar Indígena