Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

E o presidente mais antiindígena do Brasil recebe a condecoração da Medalha do Mérito Indigenista  

quarta-feira, 16 de março de 2022 / Categorias: Biodiversidade, Demarcação de terras indígenas, Florestas, Garimpo, Informativos, Internacional, Invasões em terras indígenas, Legislação, Mineração, Nota, Povos indígenas, Povos indígenas do Estado de Roraima, Queimadas, Roraima, Terras indígenas, Tesouro nacional

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas repudia veementemente a publicação da Portaria nº 47, de 15 de março de 2022, pelo Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública, que concede a Medalha do Mérito Indigenista ao presidente Jair Bolsonaro e Ministros de Estados como reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas.

É inaceitável que o Presidente da República e seus Ministros de Estado sejam condecorados com a Medalha do Mérito Indigenista, enquanto suas ações posturas e ações são contrárias à defesa dos direitos dos povos indígenas.

Um desgoverno que desde o início ameaça os direitos indígenas e não tem nenhum compromisso e responsabilidade com os povos indígenas e muito menos com a política indigenista não merece nenhuma condecoração. A atuação deste governo é focada em traçar estratégias que facilitam as invasões dos territórios tradicionais.

Não aceitamos esse ato, que condecora sim as violações aos direitos indígenas promovidas pelo Presidente da República, que no presente momento coordena sua base no Câmara dos Deputados para a aprovar o Projeto de Lei nº 191/2020 para entregar as terras indígenas para o agronegócio, construção de grandes empreendimentos e para mineração.

Vamos seguir atentos e vigilantes na defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas.

 

DEPUTADA FEDERAL JOENIA WAPICHANA

Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas/Câmara dos Deputados/Congresso Nacional

Tags: