Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Frente Indígena e Ambientalista realizam reunião virtual sobre mineração e ameaça à vida dos povos indígenas nesta quinta-feira (3)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 / Categorias: Mineração

A Frente Parlamentar Indígena e Ambientalista, atendendo ao pedido dos povos indígenas dos povos indígenas Yanomami, Munduruku e Kaiapó, realizam reunião virtual nesta quinta-feira (3), às 10h (horário de Brasília), para discutir mineração e ameaça à vida dos povos indígenas. A reunião destacará a situação dos povos indígenas Yanomami, Kayapó e Munduruku, gravemente afetados pelo avanço do garimpo ilegal em suas terras.

A reunião terá três blocos temáticos que serão mediados pela coordenadora da Frente, a deputada Joenia Wapichana (REDE-RR), o coordenador da Frente Ambientalista, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e pelo coordenador do Fórum Nacional da Amazônia, o deputado Airton Faleiro (PT-PA). Serão abordados os temas: Garimpo ilegal e não à mineração – desafios do povo Yanomami; Desafios do povo Kayapó diante da mineração; e Desafios do povo Munduruku.

Na ocasião, representantes da campanha #ForaGarimpoForaCovid entregarão aos deputados federais petição pela retirada dos garimpeiros da Terra Yanomami, com mais de 438 mil assinaturas. Os líderes Dario Yanomami e Mauricio Ye’kwana, farão a entrega.

O evento contará com a presença de lideranças indígenas Yanomami, Kaiapó e Munduruku, além de instituições como o Ministério Publico Federal (MPF), Fiocruz, Instituto Katitu, WWF, Greenpeace, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e demais convidados.
A reunião será transmitida pelas páginas da Frente Parlamentar Indígena, Ambientalista, Deputada Joenia Wapichana, Mídia Ninja, Hutukara, APIB e Instituto Socioambiental (ISA).

Contatos de imprensa:

Ana Paula Sabino(61) 9160-8228
Mayra Wapichana(61) 99153-6819
E-mail: contato@frenteparlamentarindigena.com.br