Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Frente Indígena realiza seminário para analisar conjuntura política e direitos indígenas

quarta-feira, 14 de julho de 2021 / Categorias: Nota

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI) realiza nos dias 5 e 6 de agosto um seminário para analisar a conjuntura política e os direitos indígenas. Os eventos terão a participação de parlamentares, lideranças indígenas e membros da sociedade civil. 

No dia 5 de agosto serão discutidos temas como as ameaças aos direitos constitucionais à terra e o usufruto exclusivo; direitos socioambientais e os povos indígenas em risco a Agenda 2030. No dia 6, os participantes vão debater a pandemia e os povos indígenas, educação e o direito de consulta prévia livre e informada. 

Já estão confirmadas as participações da coordenadora da FPMDDPI, deputada Joenia Wapichana (REDE-RR), dos deputados José Ricardo, Vivi Reis, Rodrigo Agostinho, Camilo Capiberibe, Nilto Tatto, Airton Faleiro, Rosa Neide, Erika Kokay e do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Todos são membros da FPMDDPI. 

Também está confirmada a participação dos líderes indígenas Brasílio Pripra Xokleng, Dario Yanomami, Eliel Benites, Gersem Baniwa, entre outros, além de instituições como o Instituto Socioambiental (ISA), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). 

Confira a programação:

Dia 05/08:

Mesa 1: Ameaças aos Direitos Constitucionais à Terra e o Uso Fruto Exclusivo

Mesa 2: Direitos Sociambientais e os Povos Indígenas em Riscos

Mesa 3: ODS, Relatório Luz, e os Povos Indígenas: Agenda 2030

 

Dia 06/08:

Mesa 1: Pandemia e os Povos Indigenas

Mesa 2: Educação e Povos Indígenas

Mesa 3: Direitos de Consulta Prévia Livre e Informada

 

Serviço:

O que: Seminário da Frente Parlamentar Indígena

Quando: Dias 5 e 6 de agosto das 17h às 19h

Onde: Transmissão pelas redes sociais