Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Frente Parlamentar discute a situação da pandemia entre os Povos Indígenas

quarta-feira, 10 de março de 2021 / Categorias: Covid-19, Nota, Povos indígenas

A pandemia do novo coronavírus já afetou 50.259 indígenas, de 163 povos diferentes e matou ao menos 994. Para discutir esse cenário e medidas de enfrentamento, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas se reunirá nesta quinta-feira (11) por videoconferência.

Com o agravamento da pandemia no Brasil, o governo federal ainda não adotou medidas adequadas para atendimento dos povos indígenas. A Lei nº 14.021/20, sancionada em julho de 2020, teve poucas ações efetivas implementadas pelo governo federal e os povos indígenas enfrentam a pandemia com esforços coletivos e busca de parceiros. Além disso, houve também aumento de invasões de territórios indígenas por garimpeiros, madeireiros ilegais e outros invasores. Apesar de suspender entradas em terras indígenas, o governo ignorou essas invasões territoriais.

Sem a segurança alimentar necessária, os povos indígenas foram obrigados a se deslocar para os centros urbanos, ficando ainda mais vulneráveis ao vírus, e correndo o risco de se contaminar e levar a doença para as aldeias/comunidades. Segundo o levantamento do Instituto Socioambiental (ISA), o atendimento da Funai com cestas básicas no início da pandemia, não foi o suficiente, aumentando a desnutrição e, com isso, a vulnerabilidade à Covid-19.

O governo federal utilizou apenas 39% dos recursos destinados a frear a pandemia entre os povos indígenas. Mais de 324,8 mil indígenas que vivem nos centros urbanos ficaram sem atendimento específico.

Sem o devido apoio, as próprias comunidades indígenas tiveram que criar suas alternativas de prevenção. Criaram as barreiras sanitárias indígenas, com recursos que arrecadaram para enfrentar a pandemia.

A situação da pandemia entre os povos indígenas é o tema da reunião virtual da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI) desta quinta-feira (11). O encontro acontece a partir das 17 horas e será transmitido nas redes sociais da Frente Parlamentar Indígena e da Deputada Joenia Wapichana (REDE-RR), coordenadora do grupo.

Serviço:

O que: Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Quando: Quinta-feira (11), das 17h às 19h

Onde: Transmissão pelas redes sociais da Frente Parlamentar Indígena e da Deputada Joenia Wapichana

Contato: Ana Paula Sabino: 61 99160 8228