Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Frente Parlamentar Indígena repudia feminicídio contra mulheres e meninas indígenas

quinta-feira, 12 de agosto de 2021 / Categorias: Nota

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI), vem a público REPUDIAR os atos de feminicídio e de violência contra mulheres e meninas indígenas. Desde o fim do mês de julho do ano corrente, os noticiários mostraram pelo menos 02 casos de vítimas de possível feminicídio. 

No mês de aniversário da Lei Maria da Penha e do Dia Internacional dos Povos Indígenas foram assassinadas D.G.S. adolescente do povo Kaingang de 14 anos da Terra Indígena Guarita, no município de Redentora no Rio Grande do Sul e R.S.C. criança indígena, de 11 anos, do povo Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, respectivamente, entre o dia 31/07/2021 e o dia 09/08/2021.

A violência contra a mulher, em todas as suas formas, é inaceitável e preocupa esta Frente Parlamentar Indígena, que tem atuado de forma incisiva na defesa dos direitos dos povos indígenas. O aumento desse tipo violência, o contexto em que são empreendidas e as formas de execução nos provocam ainda mais indignação, ascendendo alertas para uma realidade que tem se tornado cada vez mais recorrente contra os povos indígenas.

Nesse sentido, reafirmamos nosso total repúdio contra todo e qualquer ato de violência praticado contra as mulheres e meninas indígenas, ao mesmo tempo solicitamos medidas e providências urgentes pelos órgãos responsáveis e competentes. 

A Frente Parlamentar Indígena solidariza-se com familiares das duas adolescentes dos povos Kaingang e Guarani Kaiowá e preza para que a justiça seja feita com a devida responsabilização dos culpados conforme prevê a nossa legislação penal. 

Nota de Repúdio