Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Joenia Wapichana é reconduzida ao cargo de coordenadora da Frente Parlamentar Indígena

segunda-feira, 19 de abril de 2021 / Categorias: Nota, Povos indígenas

A deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR) foi reconduzida nesta segunda-feira (19) ao cargo de coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI). Também foram reconduzidos aos cargos na Diretoria Executiva da Frente os deputados José Ricardo (PT-AM), Professora Rosa Neide (PT-MT), Áurea Carolina (PSOL-MG), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e o senador Fabiano Contarato (REDE-ES). A reunião da FPMDDPI ocorreu no Dia dos Povos Indígenas, comemorado neste 19 de abril. 

“A FPMDDPI atua para garantir esse espaço no Congresso Nacional, debater as principais demandas indígenas e resguardar as conquistas já alcançadas pelos povos indígenas, que envolvem questões de saúde, educação, sustentabilidade, direitos territoriais”, disse Joenia durante a reunião. 

A deputada destacou a atuação da Frente parlamentar, que completa dois anos. “Uma de nossas conquistas foi a aprovação de um projeto que nasceu de construção e debate aqui dessa FPMDDPI, que foi o PL 1.142, que trata da saúde emergencial para indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais na Câmara dos Deputados”. 

Contarato aproveitou o evento para destacar projetos que precisam de atenção especial da Frente Parlamentar. “Agora está batendo na nossa porta o PL 191, que está na Câmara e autoriza a abertura das terras indígenas para mineração e extração do garimpo. Temos que estar atentos e vigilantes na defesa dos povos indígenas”, reforçou o senador. 

“Temos a missão de resistir a essas propostas de liberação de mineração, de liberação de agricultura convencional”, concordou Rodrigo Agostinho. “As terras indígenas são terras públicas, que pertencem a todos os brasileiros e os indígenas têm direito constitucional de seu usufruto exclusivo. Temos que lutar muito para garantir esses direitos”, completou o deputado. 

“É muito importante neste dia nós, que somos não indígenas, entendermos que quem sabe o que é melhor para o povo indigena é o povo indpigena. Nós estamos aqui para apoiar todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para que seus planos de vida possam se realizar”, ressaltou o deputado Camilo Capiberibe. 

Enock Taurepang, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), participou da reunião e elogiou a atuação da deputada Joenia Wapichana. “Esse dia é um dia para se refletir, para se programar os próximos passos para nossa atuação como povos indígenas”, disse. “Uma de nossas conquistas foi colocar Joenia Wapichana na Câmara. Nós somos muito felizes por ter a senhora como nossa liderança”, completou. 

O líder indigena Kretã Kaigang também participou da reunião e reforçou as demandas dos povos indígenas. “Hoje estamos vivendo sob ataque de todos os lados: pandemia, desmatamento, garimpo, arrendamento, fora as propostas genocidas do governo contra nós, povos indígenas”, disse. 

Kaigang faz parte de um grupo de indígenas que estão desde a manhã desta segunda-feira (19) na Esplanada dos Ministérios em uma manifestação. Eles vão entregar à deputada Joenia Wapichana um documento com as reivindicações dos povos indígenas. 

Reconduzida ao cargo de coordenadora da FPMMMPI, Joenia é a primeira deputada indígena eleita no Brasil. Ela assumiu o cargo em 2019. 

Confira o documento recebido pela deputada: 

Documento Povos Indígenas em Brasília – 19 de abril 2021