Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Manifesto da Frente Indígena diante da escalada de violências na TI Yanomami

quarta-feira, 27 de abril de 2022 / Categorias: Povos indígenas

Manifesto da Frente Indígena diante da escalada de violências na TI Yanomami

 

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas denuncia a morte de uma menina Yanomami, de 12 anos, que veio a óbito após ser estuprada por garimpeiros numa comunidade na região de Waikás, uma das mais atingidas pela invasão de mineradores ilegais na Terra Indígena Yanomami.

A informação foi divulgada na noite de segunda-feira (25) pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que também é uma das lideranças desse povo. O vídeo foi divulgado nas redes sociais, onde afirma que além da morte da menina, uma outra criança Yanomami, de cerca de 3 anos, desapareceu após cair no rio Uraricoera. O crime aconteceu na comunidade Aracaçá, segundo os relatos.

 

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas vem por meio desta, solicitar que seja investigado imediatamente esse caso gravíssimo provocado mais uma vez pelas ilegalidades dos invasores garimpeiros na Terra Indígena Yanomami.

 

JOENIA WAPICHANA

Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas/Câmara dos Deputados/Congresso Nacional

Tags: