Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Nota de Apoio ao Povo Tembé-Theneteraha

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021 / Categorias: Nota

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Direito dos Povos Indígenas vem manifestar apoio ao povo Tembé-Theneteraha, que perdeu um de seus guerreiros, o jovem Isac, 24 anos, executado a tiros por policiais militares na noite da última sexta-feira, 12. Como Frente Parlamentar Indígena reforçamos o pedido de justiça para este caso.

O povo Tembé-Tenetehara sofre com o brutal assassinato do jovem guerreiro Isac Tembé. A bala que lhe tirou a vida atingiu a todos que desde tempos imemoriais habitam essa terra e fazem a permanente defesa da floresta e dos saberes tradicionais.

Membros da Associação Indígena Tembé Das Aldeias Tawari e Zawaruhu, ambas da Terra Indígena Alto Rio Guama, relataram que “o indígena saiu para caçar depois de um dia de trabalho na construção de sua casinha para morar com sua família, e foi assassinado por policiais militares”. Isac “era um cidadão honrado, professor de história, atuante na comunidade e na organização da juventude e também a sua família, sua esposa está grávida e em breve dará à luz a mais uma criança Tembé”, relato da nota pública do povo Tembé.

O território do povo Tembé sofre diariamente invasões e ataques por madeireiros, fazendeiros e outros invasores. Por isso, é importante que as autoridades adotem uma apuração rápida, transparente e rigorosa, a fim de identificar e punir os responsáveis por esse crime.

Reforçamos que a Funai, MPF, Polícia Federal e demais órgãos competentes, providenciem a perícia no local do ocorrido e tomem medidas urgentes de proteção. O Estado precisa parar a violência contra os povos indígenas.

JOENIA WAPICHANA
Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas/Câmara dos Deputados/Congresso Nacional